FOIE GRAS

Quando nascemos somos alimentados sem saber exatamente o que comemos, adquirimos gostos por algumas coisas boas e outras não e só depois quando crescemos tomamos consciência do que está em nosso prato, mas ainda sem noção de como são produzidas. Informação muitas vezes assusta, mas podemos não fechar os olhos e tentar ajudar as idéias sustentáveis. O que coloquei aqui na semana passada não requer nenhum esforço grande, pense que se o mundo todo fizer, a produção de carne pode vir a ser menor e por consequência poderá ser feita por fazendas com produções menores onde os animais têm uma vida natural e não como em criações desumanas onde o bicho muitas vezes nem vê a luz do dia.
 
A maioria das pessoas sabe que o FOIE GRAS (Fígado Gordo), vem do fígado de gansos ou patos. O que ninguém quase sabe é como é feita 99% da produção mundial, onde os animais são alimentados dia e noite à força por um cano preso à garganta para que seus fígados cresçam. Os judeus no século XIV já discutiam as questões éticas dessa super-alimentação dos gansos. Mas no mundo de hoje muitos poucos pensam conscientemente em ética. Um exemplo disto que é o que está acontecendo agora na Espanha onde um dos únicos produtores de FOIE GRAS que pensa eticamente não consegue empréstimos em bancos para aumentar e proteger sua produtividade. Seu método é natural mas trabalhoso e não tão lucrativo, onde os animais vivem soltos, comendo figos e azeitonas. Seu abate é feito somente uma vez ao ano, no inverno, quando os gansos passam a comer mais do que o normal para estocar gordura para os dias de frio. Sei que bancos nunca tiveram ética e só visam lucros mas e quanto a nós?
 
Aqui o link para o site deles onde tem mais explicações:
 
Mais uma vez é a nossa consciência que temos que ouvir, se cada um fizer uma pequena mudança na sua rotina o mundo pode melhorar não somente para nós e nossos filhos, mas para a natureza e os outros habitantes desse nosso planeta. Aqui no Brasil ainda é difícil encontrar alguns produtos naturais e orgânicos e muitas vezes saem mais caros, mas quando for possível escolha verde, apóie produtores que têm ética e tenha uma dieta mais balanceada diminuindo a importância da carne como prato principal.
 
 
 
 
Anúncios

2 comentários sobre “FOIE GRAS

  1. Rico:
    tenho pouco a acrescentar sobre esse post, mas queria perguntar algo sobre a sua apresentação. Vc não menciona seu trabalho (hobby?) de DJ. Por que? O som q vc proporciona é ótimo e anima qq pista. Acho q vc pode explorar o blog também para divulgar esse seu talento, tanto com dicas na área musical (q vc adora e sabe muito!) como propaganda mesmo do seu lado DJ.
    Pense nisso!
    Bjs
    Maurício

  2. Concordo e apoio o não consumo do foie gras. Vc sabe o quanto gosto de gastronomia, mas desde que tomei ciência da forma como é produzido, nunca mais comi. Primeiramente por conta da crueldade com os animais e também porque não acredito que um alimento produzido dessa forma possa fazer bem ao nosso corpo. Bjão meu amigo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s