SEGUNDA-FEIRA – MONDAY – LUNDI – LUNES – LUNEDI

O nosso apetite por carne e laticínios tem efeitos grandes sobre nossa saúde, ambiente, clima e bem-estar animal. Produzir toda esta carne e produtos lácteos requer grandes quantidades de pesticidas, fertilizantes químicos, alimentação de combustível e água. Gera também gases de efeito estufa e grandes quantidades de esterco e efluentes tóxicos que poluem as águas subterrâneas, rios, córregos e, em última instância, o oceano. Enquanto se estuda as melhores práticas de gestão dos danos ambientais, a forma mais eficaz e eficiente para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e os impactos ambientais da criação de gado é simplesmente comer, desperdiçar e produzir menos carne e laticínios. Além disso, comer grandes quantidades de carne bovina e carnes processadas aumenta a sua exposição à toxinas e está ligada a taxas mais elevadas de problemas de saúde, incluindo doenças cardíacas, câncer e obesidade.

Na América se consome 60% mais carne que na Europa e o apetite global por carne está explodindo. De 1971 a 2010, a produção mundial de carne triplicou, nesse ritmo a produção vai dobrar até 2050.
 
Você pode fazer algo sobre isso. Ao comer menos carne (especialmente carne vermelha e processada) e queijo, você pode, simultaneamente, melhorar sua saúde e reduzir o impacto das alterações climáticas e ambientais da produção de alimentos, além de promover escolhas mais éticas. Há muitas razões para escolher a carne e produtos lácteos que provêm de orgânicos, de animais criados livremente e alimentados com capim.

Existe uma campanha boa: SEGUNDA-FEIRA SEM CARNE, comer carne e queijo um dia a menos pode trazer um grande impacto, tanto quando se trata de ficar saudável, bem como aliviar parte da carga do nosso meio ambiente. De acordo com o Guia Eater EWG, se toda população dos EUA deixar de comer carne e queijo por apenas um dia da semana durante um ano, seria como tirar 7,6 milhões de carros das ruas. Ao mesmo tempo, as pessoas, especialmente crianças, estariam menos propensas a desenvolver problemas de saúde como obesidade e doenças cardíacas. Estudos descobriram que as crianças estão comendo o triplo de proteína que o recomendado e poucos comem bastante frutas, verduras e legumes.

O melhor dessa campanha é que você não tem que ser um vegetariano para comer saudável. Isso nem é realista para todos nós, mas assim você pode fazer algo de impacto duradouro sobre sua saúde e em nosso planeta com pequenas mudanças em sua cardápio!

Abaixo coloquei o link do site onde foi criada esta campanha e quem tiver interesse pode ler o assunto com mais profundidade:

http://breakingnews.ewg.org/meateatersguide/

Anúncios

Um comentário sobre “SEGUNDA-FEIRA – MONDAY – LUNDI – LUNES – LUNEDI

  1. Rico:
    Evitar consumir carne vermelha e manter uma dieta equilibrada
    são sempre dicas importantes para uma vida saudável!
    No entanto, há alguns exageros de certos especialistas
    qto à preservação do meio ambiente. Por exemplo:
    a temperatura do planeta. Há teorias (q não foram
    descartadas por terem fundamento) que dizem que o clima
    possui fases bem grandes de tempo; estamos entrando numa nova fase,
    em que haverá um esfriamento da Terra. Um geógrafo
    fala que as extremidades do globo voltarão a se congelar nas
    próximas décadas.
    Veremos….. ou nossos descendentes saberão se essa teoria
    é a correta.
    bjs
    Maurício

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s