SEJA UM BON VIVANT

Quando pequeno via minha avó materna pregar sobre as vitaminas que existiam nos alimentos. Ela tinha até um caderno pequeno onde anotava tudo o que era bom para a saúde e para curar algumas doenças. Muito interessante notar, de família francesa passou a infância e juventude entre a França e o Brasil até se casar aqui com meu avô. E hoje por coincidência estava lendo um email que minha mãe me mandou sobre a alimentação dos franceses onde fala muitas daquelas coisas da minha avó.
 
Você já pensou que os franceses violam qualquer dieta alimentícia que nos obrigamos hoje em dia? Eles comem de tudo, cremes, manteigas, chocolates, pães…mesmo assim a obesidade no país é uma das menores no mundo e a comida uma das mais sofisticadas do mundo. Nos dias de hoje e nas cidades grandes temos normalmente pouco tempo e paciência para nos dedicar à cozinha. Trabalho, aulas, academia, trânsito são fatores que pesam e quando chegamos em casa vamos buscar o lazer na televisão, na internet com parceiros(as), filhos ou animais de estimação.
 
Precisamos então aprender e nos condicionar a fazer algumas coisas que com o tempo podem melhorar a qualidade de nossas vidas e isso sem precisar passar por regimes ou privações. 
 
A primeira coisa importante é a qualidade dos alimentos que você tem em casa e que consome. Os produtos com gordura sintética, corantes e conservantes por exemplo pode jogar fora, eles não foram feitos para nosso organismo. Que tal fazer comida de verdade? Com coisas naturais? Produtos orgânicos estão cada vez mais fáceis de se achar e além de respeitarem o meio ambiente visam a qualidade do alimento. (Verduras, legumes e frutas sem agrotóxico e carnes e ovos sem antibióticos, hormônios e anabolizantes).
 
A segunda é sempre nos alimentarmos de 4 a 6 vezes ao dia, comendo menos é claro! Um café da manhã reforçado, uma break no meio da manhã com alguma coisa leve, depois um almoço sem exageros (para não ficar com sono depois!), uma break durante a tarde, talvez uma vitamina antes da academia e um jantar bem gostoso e com moderação. 
 
A terceira é comer devagar. O nosso estômago demora um tempo para mandar o sinal para nosso cérebro de quando estamos satisfeitos então se começarmos com uma salada, comendo pausadamente, garfadas menores, concentrando-se na comida e assim usufruindo do seu sabor (isso os franceses sabem apreciar!). Sirva pouco e repita se for o caso. Quando comemos devagar nos satisfazemos com menos quantidade.
 
Isso tudo temos que ir mudando aos poucos, são hábitos ruins que adquirimos durante toda a vida mas dessa forma você não vai precisar ficar sem nada no seu cardápio. E outra coisa que não citei são os exercícios, você deve achar aquele que te agrada mais…ou desagrada menos, rs…eles são importantes para tirar todo o estresse que vamos juntando durante o dia.
 
SEGUE UMA LISTA DE ALIMENTOS QUE SE DEVE TER SEMPRE EM CASA:

.peixes (salmão, sardinha, atum);
.grãos (granola, aveia, arroz);
.hortaliças (feijões, cebola, batata, abóbora, tomate);
.óleos e vinagres (azeite de oliva, óleo 100% vegetal, vinagre);
.produtos de padaria (farinha, ervas, temperos, açúcar mascavo, pimenta, sal);
.lanches (frutas desidratadas, biscoitos não-hidrogenados, nozes, azeitona);
.condimentos (mostarda, maionese de verdade);
.laticínios (manteiga, queijo, ovos, leite, iogurte, leite magro);
.bebidas  (café, cerveja, suco de fruta, chá, água, vinho).

ps. prefira sucos naturais! Em sendo possível, dê preferência por aqueles que se vê as frutas (de boa procedência) sendo preparadas
 
aqui um site de alimentação natural para nossos animais:  http://www.cachorroverde.com.br/
 
aqui uma lista do que alguns alimentos podem fazer pela sua saúde:
 
 
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8 comentários sobre “SEJA UM BON VIVANT

  1. Gostei do artigo. O grande segredo para se viver bem, saudável, sem passar nenhum tipo de privação está no equilíbrio e é claro na qualidade daquilo que se consome. O pecado está nos exageros e nos radicalismos tanto para aqueles que consomem demasiadamente a chamada “junk food” como aqueles que se privam de refeições prazerosas como as carnes, queijos, chocolates, vinhos…
    Os franceses nos mostram isso. Comem de tudo e são magros e saudáveis… Dificilmente vc encontra nos restaurantes europeus refrigerantes diets, lights ou cardápios de baixa caloria…em compensação os EUA é o paraíso das opções low fat, low sugar e paradoxalmente com maior número de obesos….temos que aprender a viver bem e com equilíbrio. Comida não engorda. O que engorda é comida de baixa qualidade acompanhada de maus hábitos alimentares. Mandou bem Rico. Abr, João Eduardo

  2. Isso mesmo, nós brasileiros precisamos deixar de nos moldar na cultura americana. Nosso tipo de vida está cada vez mais perto do tipo de vida dos americanos, incrível, tudo…até nas músicas, as européias só chegam às nossas rádios se fazem suxcesso nos EUA e de lá sabemos tudo é uma fábrica de marketing, vc compra o que tem mais propagando e não o que é melhor…espero que isso mude aqui no Brasil…tem muitas coisas boas nos EUA mas o estilo de vida deles com certeza não é uma dessas coisas!

  3. Rico:
    Belo texto sobre nutrição. Tenho um trio que me acompanha sempre:
    1- controle alimentar (suas dicas)
    2- menos álcool
    3- mais atividade física
    Nesse frio, o difícil é manter a boca fechada (ou só abrir evitando excessos) e praticar exercícios! Mas temos de ser firmes para a boa forma e estar de bem com a gente!
    Bjs
    Maurício

  4. Ricardo, parabéns pelo título: ótimo.
    Dicas excelentes. Passei o final de semana com Rosemary- um doce de pessoa- e um corpaço, sabe o que ela faz? Come muito lentamente.
    Seu blog está cada vez melhor, um abraço,Renato Fernandes

    • Opa, obrigado! Precisamos aprender a viver sem pressa, só isso! Nosso modelo é o americano e é erradíssimo, muito trabalho, stress, competitividade a qualquer preço, consumismo, esteróides, barbies….
      🙂

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