VOCÊ JÁ ENGOLIU ALGUM SAPO HOJE?

Se eu pudesse nascer de novo, tivesse que nascer neste mesmo país eu iria cursar Direito! Quantas vezes você já passou ou viu situações injustas e difíceis que ficaram sem nenhuma solução ou impunes? Nós brasileiros no geral somos muito acomodados, e não adianta dizer que estamos mudando pois se for verdade, estamos a passos muito pequenos. Coisas que gerariam processos enormes no exterior aqui viram coisas comuns de se acontecer e quem quiser reclamar que pague um advogado! E é isso que acontece…a maioria desiste porque tem que pagar para poder obter seus direitos! Talvez porque não tenha dinheiro ou porque tenha pouco e não queira arriscar perder.
 
A impunidade reina no país em todos os lados e não é novidade, na política, na criminalidade são as piores, que reclamamos mas aceitamos como se fossem inevitáveis. Essa e tantas outras como a reportagem sobre os VALETS que cobram um absurdo e na maioria dos casos deixam o seu carro na rua, ou se arranham não tem a decência de comunicar ao cliente que normalmente não nota e vai embora (já presenciei esse tipo de comportamento num restaurante da moda em SP)..como podemos acabar com essas palhaçadas? Alguém lá em cima (não TÃO lá em cima!) se importa?  De novo…todo mundo sabe mas ninguém faz nada eficaz!
 
Você que sempre se orgulhou de ser um cliente fiel e antigo, aqui no Brasil acaba pagando mais caro por tudo! Nunca viu as promoções que fazem para novos clientes? São sempre melhores e mais atraentes! Acontecem nos planos de saúde, telefonia, canais de tv, internet…e se você vai reclamar de alguma coisa…haja paciência, além de você ter que anotar tudo que estão falando senão ainda corre o risco de dizerem que você é louco! Infelizmente a preocupação com atendimento ao cliente aqui ainda deixa a desejar, talvez por falta dessas punições que citei acima não há real preocupação em resolver seu problema na hora, se você for muito chato e insistir algumas vezes talvez consiga ser notado!
 
Eu, como todo brasileiro, adoro consumir mas tenho que admitir que sou chato e exigente quando aparece um problema. Gosto e prestigio o bom atendimento! Depois de ter trabalhado 15 anos no comércio sei que entender o momento do cliente é importante. Não é todo dia que você entra numa loja e está afim de conversar mas assim como mau atendimento é condenável um cliente mal educado é sem dúvida um páreo difícil, além de deselegante.
 
Um dos meus primeiros empregos foi na Editora Abril no Call Center. Fui admitido com louvores, mas me estrepei na hora H. Eu ingenuamente achei que ia ajudar as pessoas, resolver e acalmar aqueles clientes que já ligavam xingando depois de pagar e não receber nada! Eu não entendia como meu colega que tratava os clientes no chicote estava sendo tão elogiado e eu, que conseguia que os clientes desligassem o telefone me agradecendo e pedindo desculpas por terem sido rudes, não….!!  Na verdade o fator tempo era somente o que importava! Um absurdo…. eramos um exército de inúteis, uma barreira de ligações para ganhar tempo, se os clientes voltassem a ligar 2 ou 3 vezes nas semanas seguintes aí a questão ia para outro departamento. Nossas conversas eram monitoradas e eu vivia ouvindo uns zumbidos que aumentavam de volume quanto mais longas ficassem as ligações. Graças a DEUS um dia fui chamado e minha gerente falou que eu realmente não estava me enquadrando naquele trabalho, foi ruim na hora pois a auto-estima sempre vai lá embaixo, mas com o tempo percebi que não resolver o problema das pessoas e talvez dar um mal atendimento estavam fazendo do meu trabalho um tormento diário! Eu não queria fazer parte daquela coisa sem sentido!
 
De tudo isso tiramos a conclusão que ninguém vai fazer nada por você, ninguém vai te ajudar a resolver seus problemas da vida ou nas pequenas coisas! Família e amigos verdadeiros podem te apoiar, mas VOCÊ vai ter sempre que se fazer notar! 
 
 
3 comentários sobre “VOCÊ JÁ ENGOLIU ALGUM SAPO HOJE?

  1. Rico:
    A falta de respeito ao consumidor é mesmo uma lástima; e os tais dos SACs, criados para atender as reclamações do cliente/consumidor, só aumentam ainda mais o ódio da pessoa com a empresa prestadora do serviço ou fabricante.
    Parece que nesse país as coisas se resolvem no grito e na porrada. Às vezes eu apelo assim, mas ao perder a calma a gente perde junto a razão!
    Uma tática que funciona é dizer que é jornalista; como ey sou mesmo, não é uma ameaça mas a verdade. Ter a mídia contra faz com que quem deve (prestadores, fabricantes, comerciantes etc) cumpra logo o seu papel. Experimente da próxima vez apelar e dizer q a imprensa vai ficar sabendo de sua reclamação. Hoje em dia as redes sociais também estão cumprindo esse papel de fiscalizar e denuciar quem desrespeita o consumidor.
    Parabéns pelo texto
    bjs
    Maurício

  2. hahha, olha lá! vou tentar! e concordo que as redes sociais estão fazendo um papel mto importante, expondo opiniões e mostrando que as pessoas se unindo …conseguem o que quer! obrigado pela sempre força e amizade durante todos esses incontáveis anos! rs

  3. Valeu, falou com propriedade…
    Gostaria de lembrar que existe um site na NET que está crescendo muito e tem tido um valor precioso para quem vai fazer algum negócio ou comprar algo. É o http://www.reclameaqui.com.br , onde você pesquisa a empresa e vê a sua idoneidade e a opinião dos internautas. A força do site está tão grande que se assemelha a um PROCON. Abraços.

Deixe um comentário

