SAÚDE E RESPONSABILIDADE

Várias das coisas que lemos sobre doenças não sabemos ao certo por quanto tempo estarão corretas. Coisas que no passado eram condenadas hoje não são e vice-versa. Predisposição genética, exposição a fatores ambientais de risco, contágio por determinados vírus, alimentação errada, comportamento e atitude pessoal em relação ao mundo exterior, entre vários fatores psicológicos, podem levar uma pessoa a contrair ou desenvolver uma doença.
Entre algumas, o câncer e a aids infelizmente são exemplos de doenças que ainda matam, precisamos aprender a lidar com elas e tentar evitá-las assim como outras. Na aids existe o fator comportamental… o que leva uma pessoa a colocar em risco a vida de seu parceiro (a) e mesmo sua vida? Por que as pessoas estão se descuidando novamente? Por AMOR? Por ser mais gostoso? Por preguiça? Por falta de informação? O mais correto e único meio completamente seguro de se evitar qualquer risco ainda é a camisinha, não importa se for sexo casual ou com uma pessoa conhecida ou que nos relacionamos…a responsabilidade é a mesma. Claro que existem exceções mas optar-se por não usar é uma decisão que deve ser tomada a dois com maturidade e não por impulso... No câncer não há como saber quando ele aparece mas uma coisa básica que podemos fazer para tentar evitar qualquer dos tipos (e a maioria das doenças) é sempre ter uma alimentação balanceada e também atitudes e comportamentos saudáveis. Essas atitudes podem e devem ser tanto na parte física quanto na psícologica. A rotina corrida e a competitividade fazem com  que haja negligência em relação a aspectos básicos para a manutenção da saúde energética. Uma postura boa para com o mundo e para com a pessoa que vc está se relacionando também faz bem, quanto maior a tranquilidade que vc emitir ou gerar nas outras pessoas melhor será a energia a seu redor. Mas isso é um exercício que temos que nos submeter dia após dia, assim como a academia, a corrida, a nataçao, etc. Até conseguir algo perto disso passamos por várias situações de estresse e ansiedade desnecessárias como por exemplo… todos mentimos ao longo da vida, pouco ou muito, sérias ou tolas, mas para sustentar mentiras muita energia é gasta. Somos educados para desempenhar papéis e não para sermos nós mesmos: a mocinha boazinha, o machão, a vítima, a mãe extremosa, o corajoso, o pai enérgico, o mártir e o intelectual. Quando somos nós mesmos, a vida flui e tudo acontece com pouquíssimo esforço. Na alimentação eu poderia citar muitas coisas aqui, minha mãe (dando outro exemplo) me liga toda semana falando para eu tomar ou comer algo que faz bem, grão de bico, canela, pfaffia, alho, tomate, banana, mel, aveia, maça…simplesmente não dá para enumerar e nem seguir todos os conselhos pois passaria o dia inteiro comendo, e teria que tirar de minha vida coisas como sorvete, bolos, pavês, churros, maionese, leite, rs… então cada um com um mínimo de consciência tira o que acha que faz menos falta. Uma, entre outras coisas, que já tirei foram os refrigerantes, só bebo se não tiver mais nada para beber, em último caso mesmo. Mas na verdade basta vc conseguir aquilo que citei lá em cima…uma alimentação balanceada, aí talvez não precise nunca tirar nada de seu cardápio e conseguirá manter uma saúde mental e física por mais tempo. Será que conseguimos?  :-p
Anúncios

4 comentários sobre “SAÚDE E RESPONSABILIDADE

  1. Quando comecei a me amar DE VERDADE, comecei a me livrar de muitas coisas que não fossem saudáveis…
    Pessoas, tarefas, toda e qualquer coisa que me pusesse pra baixo.
    Inicialmente, minha razão chamou a essa atitude de egoísmo.
    MAS HJ SEI QUE ISSO SE CHAMA AMOR PRÓPRIO!!!
    Bjao pra vc!

  2. Rico:
    Várias ideias vc discute nesse post.
    Tenho considerações a respeito de dois pontos centrais.
    O primeiro é o toque sobre o uso de camisinha nas relações
    sexuais. Não há nada ainda além dela para prevenir tanto Aids
    como as demais doenças sexualmente transmissíveis (além de evitar
    gravidez, claro!). O coquetel (medicamentos antirretrovirais) são somente para
    as pessoas já contaminadas, não é vacina. A prevenção é CAMISINHA!
    Outro toque é sobre a alimentação balanceada. Consegui emagrecer 8 quilos
    com um tratamento nutricional básico: comer várias vezes por dia (de 5 a 6 refeições diárias),
    sempre em pequenas quantidades. E todos os tipos de alimentos: frutas, verduras, legumes, carnes, arroz integral, evitando frituras e doces. Mas atividade física precisa estar associada à dieta.

    Agora mais um toque: o seu blog está bem bonito com esse fundo verde! Parabéns!
    bjs

    • Obrigado! O que ninguém entende é que se vc pegar o vírus vc vai ficar dependente de remédios por muito tempo pois a previsão é de uma vacina para se evitar doença e não de cura para os que já tem…
      Quanto a alimentação e exercícios acho básico os pais já passarem essa parte como importantes tambem, adquirir bons hábitos desde cedo já previne muita coisa mais tarde!
      🙂

  3. Rico:

    O negócio é cuidar-se mesmo, pois o tempo pode tornar-se mais cruel do que parece. Cabe a nós mudarmos essa história.

    bacios!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s